segunda-feira, 6 de julho de 2009

OBRAS DE EXTENSÃO DA TRENSURB INICIA NOVA FASE DE CONSTRUÇÃO COM O INÍCIO DA CONCRETAGEM DAS VIGAS TRAVESSAS


As obras de extensão da linha da Trensurb, de São Leopoldo a Novo Hamburgo, deu início a mais uma etapa esta semana, com o início da construção das vigas travessas no trecho um, que corresponde ao trajeto entre o fim da linha existente, na Estação São Leopoldo, e as margens do Rio dos Sinos. Com a função de receber as vigas da via em elevada, as vigas travessas são feitas de concreto armado e moldadas in loco, ou seja, no próprio local onde serão colocadas. Os moldes de aço são cortados, dobrados e montados na fábrica de pré-moldados, localizada no canteiro central, em Novo Hamburgo. Esse tipo de fabricação industrial diminui o tempo de construção e a necessidade de manter mais operários no canteiro de obras, reduzindo a necessidade de um grande espaço no local da obra. Depois dos moldes prontos é colocada a armação e realizados testes de qualidade, a fim de verificar algum defeito ou interferência que prejudiquem a próxima etapa, a concretagem.
"Na etapa de concretagem são retiradas amostras para ensaios de laboratório que avaliam resistência e módulo de deformação, somente com os resultados prontos o escoramento e o molde poderão ser retirados", salienta o gerente de Engenharia do Consórcio Nova Via, Rodrigo Lacerda. A primeira viga travessa teve temo de cura de sete dias, mas o objetivo do Consórcio é reduzir este tempo para três dias. Hoje estão sendo usados três moldes e quatro escoramentos, o que resulta em uma sequência constante e rápida do processo. As etapas de construção in loco (estacas, blocos, pilares e vigas travessas) terminam com a finalização desta fase; a partir daí, as vigas do elevado, lajes, e via permanente (dormentes e trilhos) serão feitas na fábrica de pré-moldados, transportados até o local da obra e encaixados uma estrutura na outra, em sequência.
Fonte: www.trensurb.com.br