quinta-feira, 19 de maio de 2011

Diminua os custos na sua mesa aproveitando os alimentos 100%


Renata Muniz é Nutricionista
e Membro da Direção
Executiva do DEM Canoas

Percebo que o desperdício de alimentos é muito grande nos lares brasileiros, pois jogamos fora parte do alimento. E esta parte a qual muitas vezes chamamos de lixo é que é a diferença na hora de nossa escolha.
Os ingredientes para uma nutrição sadia podem estar no que às vezes fica fora do prato. Folhas, cascas, entrecascas, talos e sementes de frutas e hortaliças, além de serem baratas e de fácil acesso, aumentam a disponibilidade de nutrientes na dieta e evitam o desperdício.
Uma família que desperdiça 350g de alimentos por dia acaba jogando fora mais de 10kg de comida por mês – o suficiente para fornecer uma refeição para 30 pessoas.
Essas partes dos alimentos são ricas em fibras, cujo consumo está relacionado à menor incidência de doenças cardiovasculares, câncer de intestino, diabetes e distúrbios gastrointestinais. Por serem pobres em calorias e provocarem sensação de saciedade, auxiliam o emagrecimento, ou seja, para quem pretende perder peso é uma ótima opção.
Um estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em parceria com o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi/SP) prova que vale a pena experimentar cascas, talos e ramas. Os resultados apontam que 100g de folhas de couve-flor têm quatro vezes mais vitamina C que o mesmo volume de polpa de laranja.
Na casca da laranja também foram detectados cálcio e fósforo em maior quantidade do que na polpa e a casca da banana apresentou o dobro de potássio da polpa. Na rama da cenoura, as análises identificaram 25mg de ferro a cada 100g. "Essa é a quantidade de ferro necessária para a suplementação diária de homens e mulheres", explica a Nutricionista Renata.
Então porque jogar fora o item principal de escolha do alimento? Para incluir esses alimentos no cardápio, basta usar a criatividade. Folhas, talos e cascas de hortaliças podem incrementar saladas, sopas, refogados, farofas, bolinhos, molhos, massas e feijão. Cascas e entrecascas de frutas podem ser usadas em sucos, chás, bolos, doces, geléias, cristalizados e compotas. As sementes são ingredientes para bolos, petiscos salgados e doces.
Por: Nutricionista Renata Dagagny Muniz