terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dizer não e dar limites são fundamentais para o desenvolvimento da criança.

Por que é preciso dizer não...
Solange de Oliveira é Psicopedagoga
e Secretária Executiva do DEM Mulher
Depois de uma geração que tudo permitia aos filhos, agora educar é saber impor limites. Os pais do mundo moderno, rodeado de tanta tecnologia, sabem o quanto é difícil educar filhos. Porém quando os limites não são impostos, os filhos podem ter dificuldades para aceitar um não.
O desenvolvimento do ser humano ocorre simultaneamente nos níveis emocional, físico, de pensamento e de linguagem e, para que ele aconteça, participam fatores como a maturidade neurológica, por exemplo, e fatores ambientais, presentes nas trocas que a criança faz com o espaço físico e com as pessoas com as quais ela convive.

"Quando os limites não são impostos, os filhos podem
 ter dificuldades para aceitar um não.", afirma
Solange Oliveira

A família tem papel fundamental nesse desenvolvimento, fornecendo os primeiros relacionamentos da vida do bebê, onde ocorrem as primeiras trocas de sensações, emoções e linguagem, desde os primeiros momentos de vida.
Durante os seus primeiros anos, a criança aprende habilidades que serão importantes por toda a vida. Nas situações em que ocorrem essas aprendizagens, nas quais a criança encontra-se geralmente no ambiente familiar, são desenvolvidas também formas de aprender que influenciarão a aprendizagem futura, influenciando-a até a vida adulta.
Desde os primeiros meses de vida dos bebês os pais devem estabelecer claramente certos limites. Pais que se recusam a dizer “não” nos momentos apropriados estão roubando de seus filhos a capacidade de exercitar suas emoções.

Um fenômeno que vem acontecendo cada vez mais, ao longo do tempo, é o fato dos pais delegarem a educação de seus filhos à Escola. A maioria dos pais espera que a Escola vá assumir todas as responsabilidades pela educação de seus filhos. Eles acreditam que os educadores estão mais bem preparados e têm o tempo necessário para cuidar dos seus filhos.
A birra (entre outras), é um indício da incapacidade da criança de lidar com uma frustração. É o último recurso que utiliza para convencer pais e/ou professores a realizarem aquilo que ela quer.
A família e a escola têm um papel fundamental na hora de ensinar alguns valores às crianças, sobre o que é realmente importante.
A criança pede limites e vai pedir sempre, até que saiba, por si mesma, o que é certo e o que é errado.
A educação é um processo contínuo de aprendizado e prática da cidadania ética.
Psicopedagoga – Solange R. de Oliveira