domingo, 26 de abril de 2009

Democratas: Responsabilidade Social

Não é fácil lidar com a crise, com o desemprego, com a falta de esperança. Muito menos com o retrocesso, mas, infelizmente, esta é a realidade dos nossos dias. Estudos da Fundação Getulio Vargas mostram que muita gente que teve ascensão social, graças à onda de crescimento mundial, que vigorou até meados do ano passado, já está de volta à sua classe anterior.
É isso mesmo que você leu: milhares de trabalhadores e suas famílias, que haviam passado da classe C para a B, voltaram às condições de antes. Não é para menos: o corte de pessoal na indústria, de 4,2%, em fevereiro último, foi o maior dos últimos oito anos. No primeiro trimestre, o desembolso com seguro-desemprego subiu 34%.
E pensar que o presidente Lula disse que a crise, em vez de tsunami, era uma marolinha! Esta avaliação irresponsável do presidente Lula prejudicou, e muito, o país. E quem diz isto não é a oposição não. Quem diz é o pesquisador Marcelo Néri, coordenador do Centro de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas. Segundo ele, a citação à marolinha fez com que fosse relegada a luta contra a recessão.
Nós, do Democratas, avisamos que o presidente estava se omitindo em relação à crise e que o custo seria muito elevado para a população. O presidente Lula e os ministros, porém, se fizeram de surdos. É triste que as coisas tenham acontecido assim. Na verdade, é uma verdadeira lástima saber que as coisas poderiam ter sido muito diferentes do que são.
Não podemos, no entanto, ficar desanimados com os reiterados erros deste governo. Vamos centrar nossas esperanças no futuro. Logo ali adiante nós vamos mudar tudo isso. E nosso maior compromisso será agir com responsabilidade política para evitar, de todas as maneiras, que escasseiam os recursos para responder aos casos de emergência social que estão à nossa porta.
É isso, um forte abraço,

Rodrigo Maia
Presidente Nacional do Democratas