sexta-feira, 29 de junho de 2012
Documentação TRE Eleições 2012
Prezados(as) Candidatos(as), hoje é o último dia para apresentação de documentos junto a Secretaria do Democratas Canoas para fins de registro junto ao TRE.
Os avisos e esclarecimentos seguem por SMS e pelos telefones anteriormente informados.
Os avisos e esclarecimentos seguem por SMS e pelos telefones anteriormente informados.
terça-feira, 26 de junho de 2012
Convenção Sapucaia do Sul
![]() |
Sapucaia vai de Paulo Borges e Pablo Alves do Democratas |
Representando os colegas do Democratas Canoas, esteve presente o Secretário-geral de Canoas e presidente estadual do Democratas Empreendedor do RS Feijó Roberto.
segunda-feira, 25 de junho de 2012
O Brasil está desgovernado
Por Onyx Lorenzoni
Nesta semana, foi publicado o relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) que avaliou as ações da presidente Dilma Vana Rousseff em seu primeiro ano. O relatório revelou um quadro preocupante de deficiências de planejamento e de monitoramento das ações do governo federal. Por exemplo, apenas 20% das ações prioritárias previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foram executadas. As ações prioritárias são aquelas obras urgentes como a reconstrução de áreas destruídas por catástrofes naturais ou grandes obras de infraestrutura, das quais o Brasil é carente.
![]() |
Deputado Federal Onyx Lorenzoni |
O TCU também constatou que os atrasos no PAC não são casos isolados. Na transição do PAC 1, de Lula, para o PAC 2, de Dilma, adiaram-se as obras através de uma “reprogramação de prazos” que alterou o prazo de entrega das obras. Nas obras do setor de transportes, houve um adiamento médio de 437 dias por ação. Deve-se tanto atraso, na avaliação do TCU, à incapacidade do governo de gerir obras de vulto. Na minha avaliação, se deve à partidarização de órgãos técnicos do governo federal, não existe salinha em Brasília sem CC para contemplar a incompetência de companheiros e companheiras. Além disso, os projetos básicos, usados como referência nas licitações, são precários. Em consequência, as obras ficam sujeitas a revisões que esticam o cronograma e elevam os custos.
O TCU menciona ainda problemas nas concessões do setor elétrico. Por conta da falta de planejamento, ainda não foram definidas as diretrizes que nortearão a renovação de contratos que expiram em 2015. Envolvem 37 das 63 distribuidoras de energia do país. Está em jogo 18% de toda a geração de energia elétrica do país e 84% da rede básica de transmissão. O relatório aponta que faltam diagnósticos e objetivos acurados, com a identificação adequada das necessidades de cada área e das ações que possam contribuir para atendê-las.
O Brasil, como vemos, está desgovernado, patina nos gargalos de infraestrutura, hospitais superlotados, longas filas de espera por vagas em creches, estradas em más condições, portos e aeroportos subdimensionados e risco de apagões energéticos. Para onde vai o dinheiro dos mais altos impostos das Américas? O governo federal, que já foi capaz de construir Brasília em três anos e meio, hoje não consegue reformar aeroportos, nem construir estradas em 10 anos de administração petista. A “competência” de Dilma, de que tanto se falou na campanha de 2010, não se comprova na prática, e a população gaúcha e brasileira, que paga altos impostos e juros, não consegue ter retorno pelo dinheiro retirado de seu bolso.
*Deputado federal, vice-líder da bancada do DEM na Câmara dos Deputados
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Emancipação para fins penais e fim da impunidade
![]() |
Dr. Adão Paiani |
Adão Paiani*
De tempos em tempos a sociedade brasileira se vê frente a episódios protagonizados por menores infratores, e que trazem à baila o tema da redução da maioridade penal. Não é diferente agora, ante a notícia de que, em São Paulo, um adolescente de 16 anos era chefe de uma quadrilha que praticava arrastões em bares e restaurantes, muitas vezes agindo com extrema violência contra suas vítimas. Segundo a Polícia paulista, em 2012, dos 24 detidos por arrastões á restaurantes paulistanos, 13 eram menores de 18 anos.
O Brasil, como a maioria dos países do mundo, debate-se com o fenômeno crescente da criminalidade infanto-juvenil. Não é algo novo, mas tem se transformado em verdadeira epidemia em países emergentes. O que nos diferencia dos demais é que o Brasil ainda se debate em discussões filosóficas e ideológicas sobre a necessidade de adoção de medidas efetivas que imponham a responsabilização penal dos menores infratores.
Enquanto alguns teóricos pintam a realidade de cor-de-rosa, com bolinhas da mesma cor, mais de uma geração de jovens, tragados pela criminalidade e plenamente conscientes da impunidade dos seus atos, mantém toda a sociedade em suspenso e à mercê de seus atos de violência.
![]() |
Deputado federal Onyx Lorenzoni |
Aqueles que defendem que está tudo bem, e que se deve deixar como está, argumentam que o artigo 228 da Constituição da República, que estabelece como inimputáveis menores de dezoito anos, é cláusula pétrea, ou seja, não pode ser modificada ou excluída do texto constitucional, e que a motivação dos jovens para o crime seria a falta de oportunidades, e não a impunidade. Erro crasso, pois na Constituição de 1988, além da estrutura do Estado Democrático e os direitos e garantias individuais, nada é imutável. E a delinquência não está, necessariamente, ligada a fatores socioeconômicos, pois são justamente os menos favorecidos as maiores vítimas de uma cultura da impunidade.
Dentre as propostas que buscam corrigir a leniência irreponsável da lei - que dá a uns o privilégio de agir impunemente e tira de outros o direito de garantir sua segurança e de suas famílias - destaca-se a PEC n° 85 de 2007, de autoria do Deputado Onyx Lorenzoni (DEMOCRATAS-RS), que cria a emancipação para fins penais, figura jurídica onde o judiciário, constatando a maturidade emocional, mental e intelectual do jovem infrator a comprovar ter o mesmo a consciência da gravidade do delito praticado, determinaria sua emancipação, para responder penalmente, de acordo com a legislação penal.
A proposição, que está tramitando na Câmara Federal, segue uma tendência internacional, que é o estabelecimento de novos padrões para estabelecer uma idade mínima para a responsabilização penal de menores.
O Brasil, internacionalmente, é um dos poucos países que estabelece a idade mínima para responsabilização penal: Argentina, Chile e Bolívia fixam em 16 anos; Alemanha, Itália, Polônia, Rússia: 14 anos; Escócia: 8 anos; Inglaterra e País de Gales: 10 anos; EUA: Varia de estado para estado, entre 06 e 12 anos.
Cuba, a grande referência da maioria daqueles que defendem a manutenção dos atuais critérios de idade mínima para a respnsabilização pena, estabelece em 16 anos a idade a partir da qual menores de idade podem responder por seus delitos. Fidel, Raul, e seu governo, segundo o pensamento de seus camaradas brasileiros, estariam, então, errados?
A proposição de Onyx estabelece uma medida de equilíbrio entre manter uma legislação muito tolerante com os menores infratores e que não os intimida em transgredir a lei e sua alternativa: uma pura e simples redução da idade penal. O que propõe Onyx, ao contrário dos entendimentos falaciosos e intelectualmente desonestos de alguns, não é colocar crianças atrás das grades, mas protege-los e à sociedade.
A fragilidade da lei que não impõe limites objetivos à criminalidade juvenil, sob o argumento de que estes necessitam de proteção e não de repressão, acaba por atraí-los, cada vez mais cedo, para mundo crime, e os tornando peças fundamentais à serviço da bandidagem, que deles se utilizam para a prática de delitos, uma vez que menores de 18 anos não respondem por crimes e sim por infrações, podendo ficar, no máximo, 3 anos em instituições para menores infratores.
A sociedade precisa exigir a discussão, votação e aprovação da PEC 85/2007, de Onyx Lorenzoni, para que se deixe de tratar de forma ilusória e romantizada o grave problema da criminalidade juvenil no Brasil.
*Advogado. Assessor Jurídico do DEMOCRATAS na Câmara Federal.
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Convenção indica seus nomes para Canoas
Edição do Diário de Canoas de 18/06/2012 Clique na imagem para ampliar |
A Convenção ainda será homologada pela Execuitva Regional do Partido que possui a prerrogativa de ampliar o número de candidatos e avaliar a possibilidade de coligações com base nas avaliações do Conselho Eleitoral Municipal constituído em Novembro de 2011 em Canoas.
Clique e veja o álbum de fotos.
Clique e veja o álbum de fotos.
Nossos Presidentes Estaduais
Nossos Órgãos de Ação Partidária tem a função de promover a expansão e o desenvolvimento partidário em cada uma de suas áreas, qualificando nossos Filiados e novas lideranças identificados com nossos princípios democráticos, na defesa da liberdade, do Estado de direito, da livre iniciativa e da justiça social.
Os presidentes municipais do Democratas Canoas organizam e mobilizam nossos Filiados e Filiadas, voltados ao esclarecimento dos Canoenses de nossos princípios liberais e democráticos e na luta pela verdade, transparência e justiça.
Somos o DEMOCRATAS.
Acesse, informe-se e filie-se http://www.democratas.org.br
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Filiados, participe da Convenção Municipal do Democratas Canoas
A Convenção ocorrerá entre às 13h e às 18h neste sábado, 16 de Junho no Canoas Tênis Clube na Avenida Inconfidência, 740 (O melhor acesso é via Rua Sete Povos em frente a Praça do Avião - sentido capital/Interior).
O ápice de nosso evento será às 15h com a chegada do Presidente Estadual do Democratas do RS deputado federal Onyx Lorenzoni e demais líderes do Democratas gaúcho.
Há estacionamento livre no local e junto a área principal da Convenção há também o serviço de Copa onde os Filiados e Convidados, poderão comprar bebidas não alcoólicas e lanches diretamente com o Clube.
Traga toda sua família, parentes e amigos e também bandeiras, faixas, cartazes, apitos e torça pelo seus pré-candidatos!
Clique no Mapa e veja como é fácil chegar ao local do evento:
O ápice de nosso evento será às 15h com a chegada do Presidente Estadual do Democratas do RS deputado federal Onyx Lorenzoni e demais líderes do Democratas gaúcho.
Há estacionamento livre no local e junto a área principal da Convenção há também o serviço de Copa onde os Filiados e Convidados, poderão comprar bebidas não alcoólicas e lanches diretamente com o Clube.
Traga toda sua família, parentes e amigos e também bandeiras, faixas, cartazes, apitos e torça pelo seus pré-candidatos!
Clique no Mapa e veja como é fácil chegar ao local do evento:
terça-feira, 12 de junho de 2012
Frente de Oposição Canoense inicia trabalho conjunto
Presentes ao evento estiveram os pré-candidatos a prefeito e vereador por todos os partidos da Frente de Oposição, juntamente com suas lideranças municipais e também estaduais.
O presidente do Conselho Eleitoral Municipal Cláudio Faccin do Democratas, discursou sobre a importância do papel da oposição para a garantia da democracia e fiscalização dos atos do governo municipal e das virtudes que unem os partidos que compõe a Frente Oposicionista que se consolidará nas Convenções que se aproximam.
quarta-feira, 6 de junho de 2012
Prefeito Jairo Jorge do PT enterra Canoas em dívidas
Jornalista Políbio Braga http://polibiobraga.blogspot.com.br/2012/06/o-paradigma-de-manuela-davila-enterrou.html
O paradigma de Manuela D’Ávila enterrou a prefeitura de Canoas em dívidas
Apresentado pela deputada Manuela D’Ávila como exemplo que seguiria em Porto Alegre, caso vença as eleições deste ano, o prefeito Jairo Jorge, PT, Canoas, conseguiu reduzir a pó a oposição na Câmara de Vereadores.
. Ele só não tem o apoio de um dos vereadores.
. Ele não repete o sucesso na gestão financeira da administração pública local.
A Frente de Oposição de Canoas, a Foca, que será criada dia 10, acha que a deputada Manuela D’Ávila não conhece bem a situação financeira da prefeitura. O prefeito não paga R$ 5,2 milhões a fornecedores, deve R$ 5,2 milhões ao Fundo de Assistência Médica dos Servidores e caloteia os pagamentos das licenças-prêmios. Jairo Jorge, jornalista, gasta o que pode e o que não pode com propaganda, festas e esportes. Só o time de futebol da cidade recebe R$ 1 milhão por ano.
O paradigma de Manuela D’Ávila enterrou a prefeitura de Canoas em dívidas
![]() |
Clique para ampliar Rosane Oliveira - Zero Hora |
. Ele só não tem o apoio de um dos vereadores.
. Ele não repete o sucesso na gestão financeira da administração pública local.
A Frente de Oposição de Canoas, a Foca, que será criada dia 10, acha que a deputada Manuela D’Ávila não conhece bem a situação financeira da prefeitura. O prefeito não paga R$ 5,2 milhões a fornecedores, deve R$ 5,2 milhões ao Fundo de Assistência Médica dos Servidores e caloteia os pagamentos das licenças-prêmios. Jairo Jorge, jornalista, gasta o que pode e o que não pode com propaganda, festas e esportes. Só o time de futebol da cidade recebe R$ 1 milhão por ano.
terça-feira, 5 de junho de 2012
Presidentes do Democratas convidam Filiados para Convenção Municipal de Canoas
![]() |
Leonardo Godinho(Juventude), Marilia Conceição(Mulher), Adão Paiani(Direitos Humanos), Onyx Lorenzoni(Presidente RS), Leninha Mello(Comunitário) e Roberto Feijó(Empreendedor) |
DIA DO MEIO AMBIENTE
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Como seus principais objetivos estão:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
Para saber mais sobre o Democratas e suas ações políticas nas questões ambientais acesse http://www.facebook.com/DemocratasAmbiental ou escreva para ambiental@democratascanoas.org e participe conosco deste desafio.
Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Como seus principais objetivos estão:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
Para saber mais sobre o Democratas e suas ações políticas nas questões ambientais acesse http://www.facebook.com/DemocratasAmbiental ou escreva para ambiental@democratascanoas.org e participe conosco deste desafio.
Assinar:
Postagens (Atom)